O que é um plano de saúde?

Plano de saúde é um serviço que fornece atendimento na área da saúde, através de exames, consultas e procedimentos, de modo contínuo, mediante o pagamento de um valor mensal pelo cliente.

O que saber?

Antes de contratar um plano de saúde, o consumidor precisa saber que há diversas
diferenças entre os produtos ofertados: DICA: A ANS disponibiliza em seu portal uma cartilha orientativa para ajudar na escolha do consumidor Tipo de contratação: os planos podem ser individuais/familiares, coletivos por adesão ou coletivos empresariais.
Segmentação assistencial: a cobertura pode ser ambulatorial, hospitalar ou
odontológica, com algumas variações. Abrangência geográfica: os planos podem
ter cobertura nacional ou regionalizada. Rede assistencial: os prestadores de serviço credenciados variam entre planos.

Tipos de Planos?

Enquanto o plano individual ou familiar pode ser contratado por qualquer pessoa, os planos
coletivos exigem vínculos específicos para adesão.
Os planos coletivos pressupõem uma relação
entre duas empresas com força de negociação, portanto muitas definições são acordadas em contrato entre as partes. Desde 2018, o plano coletivo também pode ser contratado por empresário individual.

Rede de Prestadores?

São os profissionais e estabelecimentos que fazem parte da rede assistencial da operadora, ou seja, que aceitam o convênio. Alguns planos têm contratos de livre escolha de prestador, com reembolso posterior da operadora. Essa possibilidade deve estar
expressa no contrato.

Segmentação Assistencial?

É a cobertura ofertada pelos planos de saúde. Vai definir os serviços que a operadora é
obrigada a cobrir e responde pelo custo que vai ser cobrado pelo serviço (mensalidade). O plano com cobertura mais básica é o
ambulatorial, voltado somente a consultas e
exames, enquanto o mais completo é o Plano Referência. Somente os planos hospitalares e referência cobrem custos de internação do beneficiário.
A cobertura obrigatória dos planos de saúde é definida pelo Rol de Procedimentos da ANS, atualizado a cada dois anos pela reguladora.

Abrangência do Plano?


Delimita a região de atendimento do beneficiário. Muitas operadoras vendem planos com cobertura nacional mesmo sem destacar essa característica, mas é importante se atentar à possível regionalização.